O DIRETOR TAIWANÊS ANG-LEE LEVA MAIS UMA ESTATUETA DO OSCAR!
Depois de ganhar 3 estatuetas do oscar para o filme os segredos de brokeback mountain, o Taiwanês leva mais uma estatueta para AS AVENTURAS DE PI
O filme LIFE OF PI (AS AVENTURAS DE PI) realmente fez jus ao OSCAR que recebeu, Esta é a estória de um rapaz que sobrevive a um naufrágio e fica em um barco no meio do oceano com um tigre de bengala feroz. O filme custou uma fortuna: o equivalente a R$ 240 milhões. E abriu as portas do mundo para um ator iniciante.
O indiano Suraj Sharma conta que estava apenas acompanhando o irmão nos testes para o papel principal.
"Aí o diretor me disse: por que você não tenta? Eu ganhei e meu irmão não ficou chateado, me ajudou muito. Ele é um bom irmão", diz o ator.
A HISTÓRIA DO FILME FOI UM PLÁGIO DE UM LIVRO BRASILEIRO?
O filme é baseado no livro do escritor canadense Yann Martel, que ganhou vários prêmios internacionais. Até chamar a atenção por outro motivo. O livro “Life of Pi”, ou “A vida de Pi”, como foi batizado no Brasil, foi lançado em 2001. Um ano depois, o jornal britânico The Guardian fez uma reportagem dizendo que o autor, Yann Martel, havia plagiado um escritor brasileiro: o gaúcho Moacyr Scliar com o livro Max e os felinos.
A HISTÓRIA DO LIVRO BRASILEIRO
O livro Max e os felinos conta a história de um jovem alemão, também sobrevivente de um naufrágio, que fica em um barco no meio do oceano com um jaguar. No Canadá, em uma entrevista pela internet, o autor de "A vida de Pi" disse que se baseou em uma crítica sobre "Max e os felinos", e não no livro em si. E que as histórias são muito diferentes.
Scliar morreu em 2011 e nunca quis processar Yann Martel.
DECLARAÇÃO DE YANN MARTEL SOBRE O BRASILEIRO EM ENTREVISTA PELA INTERNET
"Eu faço um agradecimento a Moacyr em ‘A vida de Pi’ por ter sido a semente dessa ideia", afirma Martel.